22 de outubro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 45,1.4-6

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha e para não deixar trancar os portões. 4Por causa de meu servo Jacó e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

Salmo responsorial: Sl 95(96),1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)

R. Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *2acantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! 3manifestai a sua glória entre as nações, *e entre os povos do universo seus prodígios! R.

4Pois Deus é grande e muito digno de louvor, *é mais terrível e maior que os outros deuses, 5porque um nada são os deuses dos pagãos. *Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus. R.

7Ó família das nações, dai ao Senhor, *ó nações, dai ao Senhor poder e glória, 8dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! *Oferecei um sacrifício nos seus átrios. R.

9Adorai-o no esplendor da santidade, *terra inteira, estremecei diante dele! 10aPublicai entre as nações: “Reina o Senhor!” *cpois os povos ele julga com justiça. R.

Segunda leitura: 1Ts 1,1-5b

1Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância.

Evangelho: Mt 22,15-21

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.


Santos em destaque

São Marcos de Jerusalém, Bispo (†séc. II). Primeiro bispo de origem gentio em ocupar a Sé de Jerusalém.

São Filipe, Bispo e mártir (†303). Encarcerado, flagelado e queimado junto com o diácono Hermes na atual Edirne, Turquia, por não obedecer a ordem do prefeito de fechar a igreja e entregar-lhe os vasos e os livros sagrados.

Santo Abércio, Bispo (†séc. III). Bispo de Hierápolis, na Frígia, do qual se conta que peregrinou por diversas regiões anunciando a Fé cristã.

Santas Nunilo e Alódia, virgens e mártires (†851). Irmãs de pai muçulmano, educadas pela mãe na doutrina cristã. Recusaram-se a abandonar a Fé em Cristo e por isso foram decapitadas em Huesca, Espanha.

São Leotádio de Auch, Bispo (†séc. VII). Sendo abade de Fontenelle, foi eleito Bispo de Auch, França.

São Lupêncio, abade (†684). Abade de Saint-Privat-de-Javols, em Châlons. Após sofrer inúmeras injúrias e calúnias por parte de Inocêncio, conde desta cidade, morreu decapitado.

São Moderano, abade (†c. 720). Foi Bispo de Rennes, França, e depois abade do mosteiro de Berceto, Itália. Destacou-se por seu amor à solidão e devoção aos lugares santos.

São Donato de Fiesole, Bispo (†875). Irlandês de origem, foi eleito bispo de Fiesole quando voltava de uma peregrinação a Roma.

Beato Luís Maria de Nossa Senhora das Mercês, presbítero e mártir (†1936) Sacerdote da Ordem dos Carmelitas Descalços, derramou seu sangue por Cristo durante a perseguição religiosa na Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever