21 de outubro de 2023

Sábado da 28ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 4,13.16-18

Irmãos, 13não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus porque creu em Deus, que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”.

Salmo responsorial: Sl 104(105),6-7.8-9.42-43 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

6Descendentes de Abraão, seu servidor, *e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *vigoram suas leis em toda a terra. R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, *promulgada a incontáveis gerações; 9da Aliança que ele fez com Abraão, *e do seu santo juramento a Isaac. R.

42Ele lembrou-se de seu santo juramento, *que fizera a Abraão, seu servidor. 43Fez sair com grande júbilo o seu povo, *e seus eleitos, entre gritos de alegria. R.

Evangelho: Lc 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.


Santos em destaque

São Malco, monge (†séc. IV). Monge de um convento de Marónia, perto de Antioquia, na atual Turquia, cuja vida foi narrada por São Jerônimo.

Santa Úrsula e companheiras, virgens e mártires (†c. séc. IV). Sofreram o martírio perto de Colônia, Alemanha.

Santo Hilarion de Gaza, abade (†c. 371). Seguindo os passos de Santo Antão, foi exemplo de vida eremítica na região de Gaza. Faleceu em Chipre aos 80 anos.

São Viator, leitor (de. 481). Discípulo e ministro de São Justo, Bispo de Lyon, seguiu-o ao Egito para entregar-se à vida de solidão e penitência no deserto.

São Pedro Yu Tae-ch’ol, mártir (†1839). Tendo sido preso quando tinha apenas 13 anos exortava seus companheiros de cativeiro a suportar os suplícios. Foi morto em Seul, Coreia, por estrangulamento, após ser cruelmente flagelado.

Santa Laura de Santa Catarina de Sena Montoya y Upegui, virgem (†1949). Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena, e primeira colombiana elevada à honra dos altares.

Beato Pedro Capucci, presbítero (†1445). Insigne pregador italiano da ordem dominicana, aconselhava a assídua meditação sobre a morte como meio eficaz de evitar os pecados.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever