Liturgia Diária – 20 de setembro

0
400

Memória de Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong Hasang e companheiros

Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong Hasang e companheiros, martirizados na Coréia, em perseguições anticatólicas, no séc. XIX. São os primeiros mártires canonizados deste país asiático.

Leituras da Missa

Outros Santos em destaque

São João Carlos Cornay, presbítero e mártir (†1837). Sacerdote da Sociedade para as Missões Estrangeiras, submetido a horríveis torturas e por fim decapitado em Son Tay
(Vietnã).

São José Maria de Yermo y Parres, sacerdote e fundador (†1904). Cuidou dos necessitados com energia e abnegação, sendo conhecido no México como o “gigante da caridade”. Fundou a Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus e dos Pobres.

Santa Teresa Kim Im-i, mártir (†1837). Nascida em Seul de família cristã, aos dezessete anos consagrou sua virgindade a Deus. Aos trinta seis anos foi presa, torturada e golpeada até a morte.

Beato Tomás Johnson, sacerdote e mártir (†1537). Religioso da Cartuxa de Londres, durante o reinado de Henrique VIII. Por sua fidelidade à Igreja, morreu de fome e doença no cárcere de Newport, junto com outros nove monges cartuxos.

Beato Francisco de Posadas, presbítero (†1713). Religioso dominicano que pregou durante 40 anos na Andaluzia, destacando-se por sua humildade, penitência e caridade.

Beata Maria Teresa de São José, virgem (†1938). Fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas do Divino Coração de Jesus. Faleceu em Sittard, Holanda.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Esd 1,1-6

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

Salmo responsorial:  Sl 125(126), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a)
R. Maravilhas fez conosco o Senhor,!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, *parecíamos sonhar; 2aencheu-se de sorriso nossa boca, *2bnossos lábios, de canções. R.

2cEntre os gentios se dizia: ‘Maravilhas *2dfez com eles o Senhor!’ 3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, *exultemos de alegria! R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, *como torrentes no deserto. 5Os que lançam as sementes entre lágrimas, *ceifarão com alegria. R.

6Chorando de tristeza sairão, *espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, *carregando os seus feixes! R.

Evangelho: Lc 8, 16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 19 de setembro
Próximo artigoLiturgia Diária – 21 de setembro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui