Liturgia Diária – 2 de dezembro

0
662

Quinta-feira da 1ª semana do Advento 

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santo Habacuc – Igreja de Santa Maria do Castelo, Génova (Itália)

Santo Habacuc. Profeta do Antigo Testamento que, diante da iniquidade e da violência dos homens, prenunciou o juízo de Deus, mas também a misericórdia divina.

Santa Bibiana, mártir. Vítima da perseguição de Juliano, o Apóstata, séc. IV.

São Cromácio de Aquiléia, Bispo (†407). Transformando a casa paterna em mosteiro, aí levou vida ascética. Com a morte do arcebispo de Aquiléia, Valeriano, os fiéis aclamaram-no sucessor. Favoreceu a Igreja com suas pregações, esclarecendo de modo incomum as desavenças de sua época.

São Silvério, Papa e mártir (†537). Recusando-se a reabilitar Antino, bispo herético de Constantinopla, foi, por ordem da Imperatriz Teodora, exilado na ilha de Palmaria, Itália, onde morreu.

Beato João Ruysbroeck, sacerdote (†1381). Retirou-se com dois amigos em Groenendael (Bélgica) para levar uma vida recolhida, sob a regra de Santo Agostinho. Grande místico, escreveu várias obras de espiritualidade.

Santa Catarina de Ricci, virgem (†1590). Religiosa dominicana. Viveu misticamente a Paixão de Cristo e recebeu os estigmas. Manteve correspondência com São Filipe Néri, São Carlos Borromeu e Santa Maria Madalena de Pazzi.’

Beata Maria Ângela Astorch, abadessa (†1665). Religiosa Clarissa, modelo de penitência e humildade.

Beato Rafael Chyliński, presbítero (†1741). Religioso franciscano polonês de nobre origem. Exerceu seu apostolado como pregador e confessor em Lagiewniki e Cracóvia.

Beato João Slezyuk, Bispo e mártir (†1973). Exerceu incansavelmente, na clandestinidade, seu ministério episcopal entre os fiéis ucranianos de Rito Bizantino. Condenado duas vezes pelo governo, passou 15 anos em campos de trabalho forçado na Rússia e em cárceres na Ucrânia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 26, 1-6

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: ‘Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes.

Salmo responsorial: Sl 117(118),1.8-9.19-21.25-27a (R. 26a)

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *’Eterna é a sua misericórdia!’ 8É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança; 9é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!’ R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor! 20‘Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!’ 21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador! R.

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!’ 26Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. * 27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine! R.

Evangelho: Mt 7, 21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

Artigo anteriorCercou-a de luxo e esplendor
Artigo SeguinteLiturgia Diária – 3 de dezembro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here