Dia 19 de outubro

0
162

Segunda-feira da 29ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Paulo da Cruz – Basílica de São Pedro, Roma

São Paulo da Cruz, sacerdote (†1775).  Fundador dos Passionistas, Congregação da Paixão de Jesus Cristo. Ver também: Seguindo os passos de Jesus crucificado.

Santos João Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros, e companheiros, mártires (†1649).

Santos Lucas Afonso Gorda, sacerdote e Mateus Kohioye, religioso, mártires (†1634). Dominicanos intrépidos pregadores do Evangelho nas Filipinas e no Japão onde sofreram o  martírio.

São Varo, mártir (†307). Soldado egípcio que, ao visitar seis santos eremitas cristãos na prisão, foi encarcerado junto com eles e sofreu terríveis torturas.

Santa Fridesvida, virgem (†1257). Abandonou a vida de corte e passou a ser abadessa em Oxford, Inglaterra.

Beato Tomás Hélye, presbítero (†1595). Sacerdote da diocese de Coutances, na Normandia. Exercia seu ministério durante o dia e dedicava à oração e à penitência as horas da noite.

Beato Jorge Popieluzko, presbítero e mártir (†1984). Sacerdote da diocese de Varsóvia, assassinado em Wloclawek, Polônia, por defender a Fé.

Beata Inês de Jesus Galand, virgem (†1634). Priora do mosteiro dominicano de Langeac (França). Vítima de calúnias e invejas, ofereceu esses sofrimentos a Deus pela formação dos sacerdotes na França.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 2,1-10

Irmãos, 1vós estáveis mortos por causa de vossas faltas e pecados, 2nos quais vivíeis outrora, quando seguíeis o deus deste mundo, o príncipe que reina entre o céu e a terra, o espírito que age agora entre os rebeldes. 3Nós éramos deste número, todos nós. Outrora nos abandonávamos às paixões da carne; satisfazíamos os seus desejos, seguíamos os seus caprichos e éramos, por natureza, como os demais, filhos da ira. 4Mas Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Salmo responsorial:   Sl 99 (100),2.3.4.5 (R/.3b)
R. O Senhor mesmo nos fez e somos seus.

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho. R.

4Entrai por suas portas dando graças † e em seus átrios com hinos de louvor, dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! R.

Evangelho: Lc 12,13-21

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Artigo anteriorDia 18 de outubro
Próximo artigoDia 20 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui