19 de outubro de 2023

Quinta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa dos Santos João Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros, e companheiros, mártires (†1649).

São Paulo da Cruz, sacerdote (†1775). Fundador dos Passionistas, Congregação da Paixão de Jesus Cristo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 3,21-30

Irmãos, 21agora, sem depender do regime da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos Profetas; 22justiça de Deus essa que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que têm a fé. Pois diante dessa justiça não há distinção: 23todos pecaram e estão privados da glória de Deus, 24e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, realizada em Jesus Cristo. 25Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé. Assim Deus mostrou sua justiça em ter deixado sem castigo os pecados cometidos outrora, 26no tempo de sua tolerância. Assim ainda ele demonstra sua justiça no tempo presente, para ser ele mesmo justo e tornar justo aquele que vive a partir da fé em Jesus. 27Onde estaria, então, o direito de alguém se gloriar? Foi excluído. Por qual lei? Pela lei das obras? Absolutamente não, mas, sim, pela lei da fé. 28Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da lei judaica. 29Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos. 30Pois Deus é um só.

Salmo responsorial: Sl 129(130),1-2.3-4.5-6 (R. 7)

R. No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!

1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, *2escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos *ao clamor da minha prece! R.

3Se levardes em conta nossas faltas, *quem haverá de subsistir? 4Mas em vós se encontra o perdão, *eu vos temo e em vós espero. R.

5No Senhor ponho a minha esperança, *espero em sua palavra. 6A minh’alma espera no Senhor *mais que o vigia pela aurora. R.

Evangelho: Lc 11,47-54

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas para pegá-lo de surpresa por qualquer palavra que saísse de sua boca.


Santos em destaque

São Joel, profeta. Anunciou o grande “Dia do Senhor” e o mistério da efusão do seu Espírito sobre os homens, que a majestade divina Se dignou realizar admiravelmente em Cristo, no dia de Pentecostes.

São Varo, mártir (†307). Soldado egípcio que, ao visitar seis santos eremitas cristãos na prisão, foi encarcerado junto com eles e sofreu terríveis torturas.

Santa Fridesvida, virgem (†1257). Abandonou a vida de corte e passou a ser abadessa em Oxford, Inglaterra.

Santos Lucas Afonso Gorda, sacerdote e Mateus Kohioye, religioso, mártires (†1634). Dominicanos intrépidos pregadores do Evangelho nas Filipinas e no Japão onde sofreram o  martírio.

Beato Tomás Hélye, presbítero (†1595). Sacerdote da diocese de Coutances, na Normandia. Exercia seu ministério durante o dia e dedicava à oração e à penitência as horas da noite.

Beata Inês de Jesus Galand, virgem (†1634). Priora do mosteiro dominicano de Langeac (França). Vítima de calúnias e invejas, ofereceu esses sofrimentos a Deus pela formação dos sacerdotes na França.

Beato Jorge Popieluzko, presbítero e mártir (†1984). Sacerdote da diocese de Varsóvia, assassinado em Wloclawek, Polônia, por defender a Fé.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever