18 de novembro de 2023

Sábado da 32ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa da Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sb 18,14-16.19,6-9

14Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 15a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu. 19,6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador.sorial: Sl 104(105),2-3.36-37.42-43 (R. 5a)

R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 2Cantai, entoai salmos para ele, *publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *exulte o coração que busca a Deus! R.

36Matou na própria terra os primogênitos, *a fina flor de sua força varonil. 37Fez sair com ouro e prata o povo eleito, *nenhum doente se encontrava em suas tribos. R.

42Ele lembrou-se de seu santo juramento, *que fizera a Abraão, seu servidor. 43Fez sair com grande júbilo o seu povo, *e seus eleitos, entre gritos de alegria. R.

Evangelho: Lc 18,1-8

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas essa viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz esse juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”


Santos em destaque

São Romano, mártir (†303). Diácono de Cesaréia que, ao ver os cristãos de Antioquia encaminhando-se para sacrificar aos ídolos, incitou-os em alta voz a permanecerem firmes na Fé. Foi preso e, após cruéis torturas, estrangulado no cárcere.

Santo Odon de Cluny (Odão), abade (†942). Segundo abade de Cluny, restaurou a disciplina monástica em numerosos mosteiros da França e da Itália.

Santa Filipa Duchesne, virgem (†1852). Religiosa francesa das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus,partiu em missão para os Estados Unidos e ali exerceu intenso apostolado e fundou várias escolas.

Beato Leonardo Kimura e companheiros, mártires (†1619). Jesuíta queimado vivo com mais quatro companheiros em Nagasaki, Japão.

Beato Grimoaldo da Purificação Santamaría, religioso (†1902). Irmão passionista atingido por uma
grave doença quando se preparava para o sacerdócio. Morreu santamente aos 18 anos de idade em Ceccano, Itália.

Beata Carolina Koska, virgem e mártir (†1914). Jovem catequista da paróquia de Zabawa, Polônia. Morreu aos 16 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, resistindo a um soldado que atentava contra sua castidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever