Liturgia Diária – 18 de novembro

0
529

Quinta-feira da 33ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Memória facultativa da Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

Santos em destaque

Santo Odon de Cluny (Odão), abade (†942). Segundo abade de Cluny, restaurou a disciplina monástica em numerosos mosteiros da França e da Itália.

São Romano, mártir (†303). Diácono de Cesaréia que, ao ver os cristãos de Antioquia encaminhando-se para sacrificar aos ídolos, incitou-os em alta voz a permanecerem firmes na Fé. Foi preso e, após cruéis torturas, estrangulado no cárcere.

Santa Filipa Duchesne, virgem (†1852). Religiosa francesa das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus,
partiu em missão para os Estados Unidos e ali exerceu intenso apostolado e fundou várias escolas.

Beato Grimoaldo da Purificação Santamaría, religioso (†1902). Irmão passionista atingido por uma
grave doença quando se preparava para o sacerdócio. Morreu santamente aos 18 anos de idade em Ceccano, Itália.

Beato Leonardo Kimura e companheiros, mártires (†1619). Jesuíta queimado vivo com mais
quatro companheiros em Nagasaki, Japão.

Beata Carolina Koska, virgem e mártir (†1914). Jovem catequista da paróquia de Zabawa, Polônia. Morreu aos 16 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, resistindo a um soldado que atentava contra sua castidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Mc 2,15-29

Naqueles dias: 15Os delegados do rei Antíoco, encarregados de obrigar os judeus à apostasia, chegaram à cidade de Modin para organizarem os sacrifícios. 16Muitos israelitas aproximaram-se deles, mas Matatias e seus filhos ficaram juntos, à parte. 17Tomando a palavra, os delegados do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo: ‘Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18Sê o primeiro a aproximar-te e executa a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei. E sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e numerosos presentes’. 19Com voz forte, Matatias respondeu: ‘Ainda que todas as nações, incorporadas no império do rei, passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus antepassados e submetendo-se aos decretos reais, 20eu, meu filhos e meus irmãos, continuaremos seguindo a aliança de nossos pais. 21Deus nos guarde de abandonarmos sua Lei e seus mandamentos. 22Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda’. 23Mal ele concluiu estas palavras, um judeu adiantou-se à vista de todos para oferecer um sacrifício no altar de Modin segundo a determinação do rei. 24Ao ver isso, Matatias inflamou-se de zelo e ficou profundamente indignado. Tomado de justa cólera, precipitou-se contra o homem e matou-o sobre o altar. 25Matou também o delegado do rei, que queria obrigar a sacrificar, e destruiu o altar. 26Ardia em zelo pela Lei, como Finéias havia feito com Zambri, filho de Salu. 27E Matatias saiu gritando em alta voz pela cidade: ‘Quem tiver amor pela Lei e quiser conservar a aliança, venha e siga-me!’ 28Então fugiu, ele e seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. 29Também muitos, seguidores da justiça e do direito, desceram para o deserto e ali se estabeleceram.

Salmo responsorial:  Sl 49(50), 1-2.5-6.14-15 (R.23b)

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

1Falou o Senhor Deus, chamou a terra, *do sol nascente ao sol poente a convocou. 2De Sião, beleza plena, Deus refulge. R.

5‘Reuni à minha frente os meus eleitos, *que selaram a Aliança em sacrifícios!’ 6Testemunha o próprio céu seu julgamento, *porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. R.

14Imola a Deus um sacrifício de louvor *e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo.15Invoca-me no dia da angústia, *e então te livrarei e hás de louvar-me’. R.

Evangelho: Lc 19, 41-44

Naquele tempo: 41Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada.’

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here