17 de setembro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 27,33-28,9

33O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las. 28,1Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. 2Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. 3Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? 4Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? 5Se ele, que é um mortal, guarda rancor, quem é que vai alcançar perdão para os seus pecados? 6Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; 7pensa na destruição e na morte, e persevera nos mandamentos. 8Pensa nos mandamentos, e não guardes rancor ao teu próximo. 9Pensa na aliança do Altíssimo, e não leves em conta a falta alheia!

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.9-10.11-12 (R. 8)

R. O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão. R.

9Não fica sempre repetindo as suas queixas, *nem guarda eternamente o seu rancor. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, *tanto é grande o seu amor aos que o temem; 12quanto dista o nascente do poente, *tanto afasta para longe nossos crimes. R.

Segunda leitura: Rm 14,7-9

Irmãos: 7Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto: para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.

Evangelho: Mt 18,21-35

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, levaram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caíu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.


Santos em destaque

São Sátiro, leigo (†377). Irmão de Santo Ambrósio e Santa Marcelina. Viveu com integridade a Fé, dando exemplo de honestidade. Em suas exéquias, Santo Ambrósio pronunciou uma homilia que ainda hoje é lida no Ofício dos defuntos.

São Lamberto, Bispo e mártir (†705). Bispo de Maastricht num período de turbulências políticas, foi exilado e viveu sete anos como simples monge.

Santa Colomba, virgem e mártir (†853). Dedicou-se aos estudos das Sagradas Escrituras. No decorrer das perseguições de Mohamed I, foi decapitada e seu corpo lançado às águas do Guadalquivir.

Santa Hildegarda de Bingen, virgem, Doutora da Igreja (†1179). Religiosa do mosteiro do Monte São Ruperto, em Bingen (Alemanha). Escreveu piedosos livros sobre medicina, ciências naturais, arte musical e contemplação mística.

São Pedro de Arbués, presbítero e mártir (†1485). Cônego regular da Ordem de Santo Agostinho que combateu as superstições e heresias no reino de Aragão e foi morto por sicários, aos pés do altar da Catedral de Saragoça, Espanha.

São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja (†1621). Aos 18 anos ingressou na Companhia de Jesus. Combateu os erros do protestantismo e destacou-se como exegeta e teólogo. Foi conselheiro de vários Papas e diretor espiritual de São Luís Gonzaga, a quem assistiu em seus últimos momentos. Faleceu em Roma no ano de 1621.

São Francisco Maria de Camporosso, religioso (†1866). Irmão capuchinho, ofereceu sua vida pela salvação dos doentes da epidemia que dilacerava Gênova, Itália.

São Segismundo Félix Feliński, Bispo (†1895). Da sua Diocese de Varsóvia, Polônia, promoveu uma ampla renovação religiosa e moral da nação. Fundou o Instituto das Irmãs Franciscanas da Família de Maria.

Beato Estanislau de Jesus e Maria, presbítero (†1701). Fundador dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição da Virgem Maria, em Gora Kalwária, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever