Dia 17 de outubro

0
33

Memória de Santo Inácio de Antioquia

Santo Inácio de Antioquia, Bispo e mártir (†107). Discípulo de São João Evangelista, foi Bispo de Antioquia. Morreu estraçalhado pelas feras no anfiteatro de Roma. Ver também: Dois diários espirituais, duas formas de martírio. O que é a coragem?

Leituras da Missa

Outros Santos em destaque

Santo Isidoro Gagelin, presbítero e mártir (†1833). Sacerdote das Missões Estrangeiras, morto durante as perseguições no Vietnã.

São Ricardo Gwyn, mártir (†1584). Pai de família e mestre-escola no País de Gales, converteu-se à fé católica, e foi torturado e enforcado por tentar converter outros.

Santo Oseias, Profeta. Com suas palavras e exemplo de vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia.

Beato Tiago Burin, presbítero e mártir (†1794). Exerceu clandestinamente o ministério sacerdotal durante a Revolução Francesa, até ser assassinado quando celebrava a Santa Missa.

Beato Pedro da Natividade de Santa Maria Virgem Casani, presbítero (†1647). Religioso escolápio, que sendo grande pregador, atraiu multidões e trabalhou na educação das crianças.

Beato Gilberto de Cister, abade (†1167). Nascido na Inglaterra, foi abade de Cister. Homem de grande ciência, defendeu São Tomás Becket no exílio.

Beatas Maria Natália de São Luís Vanot e companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas da Ordem das Ursulinas, guilhotinadas em Valenciennes, França.

Beata Tarsíla Córdoba Belda, mãe de família, mártir (†1936). Durante a Guerra Civil espanhola ocultou os bens da Igreja perseguida, cuidou de freiras escondidas e mataram-na ao ser descoberta.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 1,15-23

Irmãos, 15desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças a vosso respeito quando me lembro de vós em minhas orações. 17Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

Salmo responsorial: Sl 8,2-3a.4-5.6-7 (R/. cf.7)
R. Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

2Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Desdobrastes nos céus vossa glória com grandeza, esplendor, majestade. 3aO perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos. R.

4Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, 5perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?” R.

6Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; 7vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes. R.

Evangelho: Lc 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui