16 de outubro de 2023

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de Santa Margarida Maria Alacoque, virgem. Aos 24 anos entrou no mosteiro da Visitação de Santa Maria, em Paray-le-Monial (França). Nosso Senhor lhe apareceu muitas vezes, pedindo que fosse dedicada uma festa ao seu Sagrado Coração. Foi o jesuíta São Cláudio de La Colombière, seu diretor espiritual, quem a apoiou na iniciativa de fazer públicos esse pedidos. Faleceu em 1690, aos 43 anos.

Santa Edwiges, religiosa. Duquesa da Silésia e da Polônia, tia de Santa Isabel da Hungria. Nasceu na Baviera, casou-se aos 12 anos e teve 7 filhos. Com seu marido, foi a advogada dos pobres e fundou o hospital de Wroclaw. Depois da morte do esposo e de 6 filhos, fez-se cisterciense no convento de Trzehnicz, onde era abadessa a sua única filha ainda viva. Faleceu em 1243.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 1,1-7

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Salmo responsorial: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 2a)

R. O Senhor fez conhecer a salvação.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel *bpela casa de Israel. R.

cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

Evangelho: Lc 11,29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.


Santos em destaque

São Longinos. Soldado romano que com sua lança atravessou o costado de Jesus Crucificado. Segundo a tradição, a linfa que fluiu do lado divino o curou de uma enfermidade ocular e o converteu.

São Galo, presbítero (†645). Educado por São Columbano no mosteiro de Bangor, Irlanda, propagou dedicadamente o Evangelho nessa região.

São Lulo de Magúncia, Bispo (†786). Companheiro de São Bonifácio na evangelização da Alemanha, foi por este ordenado Bispo.

Santo Anastácio, monge (†c. 1085). Sendo eremita na ilha de Tombelaine, perto de Mont-Saint-Michel, foi convidado por Santo Hugo a ingressar no mosteiro de Cluny. Faleceu em Pamiers, onde passou os últimos anos da sua vida em solidão.

São Bertrand de Comminges, Bispo (†1123). Bispo de Comminges, França, por nomeação de São Gregório VII. Dedicou-se à reforma da Igreja, instituiu na sua diocese a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, reconstruiu a cidade e a catedral.

São Geraldo Majela, religioso (†1755). Irmão coadjutor redentorista italiano, santificou-se exercendo no convento as humildes funções de sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Beato Gerardo de Claraval, abade (†1177). Assassinado por um iníquo monge durante uma visita ao mosteiro de Igny, na região de Reims, França.

Beato Agostinho Thevarparampil, presbítero (†1973). Exerceu seu apostolado em Ramapuram, Índia, como pároco e trabalhou pela conversão de muitos fiéis, buscando forças diante do Santíssimo Sacramento.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de março de 2024

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

21 de março de 2024

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

20 de março de 2024

Quarta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever