Dia 16 de outubro

0
50

Sexta-feira da 27ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santa Margarida Maria Alacoque, virgem. Aos 24 anos entrou no mosteiro da Visitação de Santa Maria, em Paray-le-Monial (França). Nosso Senhor lhe apareceu muitas vezes, pedindo que fosse dedicada uma festa ao seu Sagrado Coração. Foi o jesuíta São Cláudio de La Colombière, seu diretor espiritual, quem a apoiou na iniciativa de fazer públicos esse pedidos. Faleceu em 1690, aos 43 anos. Ver também: Afável, flexível, acolhedora e Multiplicidade de aspectos da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Santa Edviges, religiosa. Duquesa da Silésia e da Polônia, tia de Santa Isabel da Hungria. Nasceu na Baviera, casou-se aos 12 anos e teve 7 filhos. Com seu marido, foi a advogada dos pobres e fundou o hospital de Wroclaw. Depois da morte do esposo e de 6 filhos, fez-se cisterciense no convento de Trzehnicz, onde era abadessa a sua única filha ainda viva. Faleceu em 1243.

São Lulo de Magúncia, Bispo (†786). Companheiro de São Bonifácio na evangelização da Alemanha, foi por este ordenado Bispo.

São Galo, presbítero (†645). Educado por São Columbano no mosteiro de Bangor, Irlanda, propagou dedicadamente o Evangelho nessa região.

São Longinos, por Bernini – Basílica São Pedro, Roma

São Longinos. Soldado romano que com sua lança atravessou o costado de Jesus Crucificado. Segundo a tradição, a linfa que fluiu do lado divino o curou de uma enfermidade ocular e o converteu.

Santo Anastácio, monge (†cerca de 1085). Sendo eremita na ilha de Tombelaine, perto de Mont-Saint-Michel, foi convidado por Santo Hugo a ingressar no mosteiro de Cluny. Faleceu em Pamiers, onde passou os últimos anos da sua vida em solidão.

São Geraldo Magela, religioso (†1755). Irmão coadjutor redentorista italiano, santificou-se exercendo no convento as humildes funções de sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Beato Agostinho Thevarparampil, presbítero (†1973). Exerceu seu apostolado em Ramapuram, Índia, como pároco e trabalhou pela conversão de muitos fiéis, buscando forças diante do Santíssimo Sacramento.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 1,11-14

Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a Palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu para o louvor da sua glória.

Salmo responsorial: Sl 32(33),1-3.4-5.12-13 (R.12b)
R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. 2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! R.

4Pois reta é a Palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. 5Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. R.

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! 13Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens. R.

Evangelho: Lc 12,1-7

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a esse temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui