16 de junho de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 7,6-11

Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade, sois o menor de todos -, 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do faraó, rei do Egito. 9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática!”

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.6-7.8.10 (R. 17)

R. O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão. R.

6O Senhor realiza obras de justiça *e garante o direito aos oprimidos; 7revelou os seus caminhos a Moisés, *e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

Segunda leitura: 1Jo 4,7-16

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

Evangelho: Mt 11,25-30

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


Santos em destaque

Santa Julieta e São Quírico, mártires (†s. inc.). Jovem viúva martirizada junto com seu filho, ainda criança, durante a perseguição de Diocleciano, em Tarso (atual Turquia).

Santo Aureliano, Bispo (†551). Bispo de Arles e Vigário do Papa Virgílio para a Gália, fundou um mosteiro masculino e outro feminino na sua diocese, dando-lhes uma regra por ele redigida.

São Cecardo, Bispo e mártir (†860). Bispo de Luni e Sarzana, assassinado por obreiros das pedreiras de mármore em Carrara, Itália.

Santa Lutgarda, virgem (†1246). Religiosa favorecida por aparições do Sagrado Coração. Ofereceu sua vida pela conversão dos albigenses e dos pecadores.

Beato Tomás Reding, mártir (†1537). Monge da Cartuxa de Londres que, durante o reinado de Henrique VIII, foi amarrado com correntes numa prisão imunda, na qual morreu de fome e doença.

Beato Antônio Constante Auriel, presbítero e mártir (†1794). Negando-se a assinar a Constituição Civil  o Clero, durante a Revolução Francesa, foi encarcerado numa sórdida galera onde morreu prestando assistência aos seus companheiros de prisão.

Beata Maria Teresa Scherer, virgem (†1888). Primeira Superiora Geral da Congregação de Irmãs da Caridade da Santa Cruz, fundada em Ingenbohl, Suíça, para assistência aos enfermos, São Carlos Lwanga e companheiros mártires pobres e necessitados.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de abril de 2024

Segunda-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever