15 de outubro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 25,6-10a

6O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

Salmo responsorial: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5-6 (R. 6cd)

R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.

1O Senhor é o pastor que me conduz; *não me falta coisa alguma. 2Pelos prados e campinas verdejantes *ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, *3ae restaura as minhas forças. R.

 bEle me guia no caminho mais seguro, *pela honra do seu nome. 4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; *eles me dão a segurança! R.

5Preparais à minha frente uma mesa, *bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; *o meu cálice transborda. R.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me *por toda a minha vida;  ce na casa do Senhor habitarei *dpelos tempos infinitos. R.

Segunda leitura: Fl 4,12-14.19-20 ou mais breve 22,1-10

Irmãos, 12sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força. 14No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. 19O meu Deus proverá esplendidamente, com sua riqueza, a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. 20Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Evangelho: Mt 22,1-14 ou 22,1-10

[Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: 2“O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos, e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.] 11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Aí haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.


Santos em destaque

São Barsen, Bispo (†379). Por sua Fé Católica, foi condenado ao exílio pelo imperador ariano Valente. Necessitou trocar três vezes de cidade, falecendo em Edesa, na Turquia.

São Severo de Tréveris, Bispo (†séc. V). Acompanhou São Germano de Auxerre na erradicação da heresia pelagiana na Bretanha e pregou aos Germanos o Evangelho. Morreu em Tréveris, Alemanha.

Santa Tecla de Kitzingen, abadessa (†c. 790). Religiosa beneditina de Wimborne, Inglaterra, enviada à Alemanha para ajudar São Bonifácio. Regeu os mosteiros de Ochsenfurt e de Kitzingen.

Santa Teresa de Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1582). Aos vinte anos ingressou no Carmelo de Ávila. Aos quarenta, com ajuda de São João da Cruz começou a reforma da Ordem do Carmo. Compôs vários livros que contêm sua altíssima doutrina e suas experiências místicas.

Santa Madalena de Nagasaki, virgem e mártir (†1634). Filha de mártires, consagrou-se a Deus como terciária agostiniana recoleta. Foi dependurada de cabeça para baixo num poço e resistiu durante 13 dias a este suplício, invocando constantemente Jesus e Maria.

Beato Gonçalo de Lagos, presbítero (†1422). Sacerdote português, da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Embora fosse grande teólogo, preferiu dedicar-se à instrução de crianças e pessoas com pouca cultura.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de março de 2024

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

21 de março de 2024

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

20 de março de 2024

Quarta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever