Liturgia Diária – 15 de outubro

0
798

Memória de Santa Teresa de Jesus

Santa Teresa de Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1582). Aos vinte anos ingressou no Carmelo de Ávila. Aos quarenta, com ajuda de São João da Cruz começou a reforma da Ordem do Carmo. Compôs vários livros que contêm sua altíssima doutrina e suas experiências místicas. Ver também: Alma de rara grandeza e Uma alma universal.

Leituras da Missa

Outros Santos em destaque

São Barsen, Bispo (†379). Por sua Fé Católica, foi condenado ao exílio pelo imperador ariano Valente. Necessitou trocar três vezes de cidade, falecendo em Edesa, na Turquia.

São Severo de Tréveris, Bispo (†séc. V). Acompanhou São Germano de Auxerre na erradicação da heresia pelagiana na Bretanha e pregou aos Germanos o Evangelho. Morreu em Tréveris, Alemanha.

Santa Tecla de Kitzingen, abadessa (†cerca de 790). Religiosa beneditina de Wimborne, Inglaterra, enviada à Alemanha para ajudar São Bonifácio. Regeu os mosteiros de Ochsenfurt e de Kitzingen.

Santa Madalena de Nagasaki, virgem e mártir (†1634). Filha de mártires, consagrou-se a Deus como terciária agostiniana recoleta. Foi dependurada de cabeça para baixo num poço e resistiu durante 13 dias a este suplício, invocando constantemente Jesus e Maria.

Beato Gonçalo de Lagos, presbítero (†1422). Sacerdote português, da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Embora fosse grande teólogo, preferiu dedicar-se à instrução de crianças e pessoas com pouca cultura.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 4,1-8

Irmãos, 1que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória… mas não perante Deus! 3Com efeito, o que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 4Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida. 5Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça. 6É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras: 7“Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; 8feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado”.

Salmo responsorial: Sl 31(32), 1-2.5.11 (R. cf. 7)
R. Vós sois para mim proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação.

1Feliz o homem que foi perdoado *e cuja falta já foi encoberta! 2Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado,*
e em cuja alma nóo há falsidade! R.

5Eu confessei, afinal, meu pecado,*e minha falta vos fiz conhecer. Disse: ‘Eu irei confessar meu pecado!’ *E perdoastes, Senhor, minha falta. R.

11Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! *Corações retos, cantai jubilosos! R.

Evangelho: Lc 12, 1-7

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 14 de outubro
Próximo artigoLiturgia Diária – 16 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui