Dia 15 de outubro

0
55

Memória de Santa Teresa de Jesus

Santa Teresa de Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1582). Aos vinte anos ingressou no Carmelo de Ávila. Aos quarenta, com ajuda de São João da Cruz começou a reforma da Ordem do Carmo. Compôs vários livros que contêm sua altíssima doutrina e suas experiências místicas. Ver também: Alma de rara grandeza e Uma alma universal, por Plinio Corrêa de Oliveira.

Leituras da Missa

Outros Santos em destaque

São Barsen, Bispo (†379). Por sua Fé Católica, foi condenado ao exílio pelo imperador ariano Valente. Necessitou trocar três vezes de cidade, falecendo em Edesa, na Turquia.

São Severo de Tréveris, Bispo (†séc. V). Acompanhou São Germano de Auxerre na erradicação da heresia pelagiana na Bretanha e pregou aos Germanos o Evangelho. Morreu em Tréveris, Alemanha.

Santa Tecla de Kitzingen, abadessa (†cerca de 790). Religiosa beneditina de Wimborne, Inglaterra, enviada à Alemanha para ajudar São Bonifácio. Regeu os mosteiros de Ochsenfurt e de Kitzingen.

Santa Madalena de Nagasaki, virgem e mártir (†1634). Filha de mártires, consagrou-se a Deus como terciária agostiniana recoleta. Foi dependurada de cabeça para baixo num poço e resistiu durante 13 dias a este suplício, invocando constantemente Jesus e Maria.

Beato Gonçalo de Lagos, presbítero (†1422). Sacerdote português, da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Embora fosse grande teólogo, preferiu dedicar-se à instrução de crianças e pessoas com pouca cultura.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 1,1-10

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular, em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

Salmo responsorial: Sl 97(98)1.2-3abb.3cd-4.5-6 (R/.2a)
R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel bpela casa de Israel. R.

cOs confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! 6Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso rei! R.

Evangelho: Lc 11,47-54

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas para pegá-lo de surpresa por qualquer palavra que saísse de sua boca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui