Dia 14 de outubro

0
45

Quarta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Calisto, Papa – Basílica de Santa Maria in Trastevere, Roma

São Calisto I, papa e mártir, séc. III. Seu nome ficou ligado às catacumbas de Roma e ao culto dos mártires.

São Venâncio de Luni, Bispo (†séc. IV). Amigo do Papa São Gregório Magno, ocupou-se esmeradamente dos clérigos e monges da sua diocese em Luni, Itália.

São Domingos Loricato, presbítero (†1060). Sacerdote da Ordem dos Camaldulenses que, após ter sido ordenado simoniacamente, fez-se eremita e levou uma vida de austeridade e rigorosa observância em San Severino, Itália.

Santa Angadrisma, abadessa (†695). Desejava consagrar-se a Deus, mas seu pai a prometeu em casamento. Uma terrível enfermidade forçou o rompimento do compromisso. Curada milagrosamente, ingressou no mosteiro beneditino de Oroër-des-Vierges, perto de Beauvais, França, do qual foi abadessa.

Beatos Estanislau Mysakowski e Francisco Rosłaniec, presbíteros e mártires (†1942). Mortos na câmara de gás em Dachau, Alemanha.

Beato Romano Lysko, presbítero e mártir (†1949). Sacerdote da Arquieparquia de Leopoli dos Ucranianos, preso e murado vivo durante a perseguição religiosa na Ucrânia.

Beato Diogo Kagayama Haito, mártir (†1619). Nobre samurai e governador da cidade. Morreu decapitado em Kokura, Japão, enquanto rezava com um crucifixo nas mãos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gl 5,18-25

Irmãos: 18Se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. 22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4.6 (R/ cf. Jo 8,12)
R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

1Feliz é todo aquele que não anda * conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, * nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus * e a medita, dia e noite, sem cessar.R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore * que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, + e jamais as suas folhas vão murchar. * Eis que tudo o que ele faz vai prosperar, R.

4mas bem outra é a sorte dos perversos. + Ao contrário, são iguais à palha seca * espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

  Evangelho: Lc 11,42-46

Naquele tempo, disse o Senhor: 42Aí de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Aí de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas.
44Aí de vós, porque sois como túmulos que não se vêem, sobre os quais os homens andam sem saber.’ 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: ‘Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!’ 46Jesus respondeu: ‘Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas,
nem com um só dedo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui