Liturgia Diária – 14 de outubro

0
399

Quinta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Calisto, Papa – Basílica de Santa Maria in Trastevere, Roma

São Calisto I, papa e mártir, séc. III. Seu nome ficou ligado às catacumbas de Roma e ao culto dos mártires.

São Venâncio de Luni, Bispo (†séc. IV). Amigo do Papa São Gregório Magno, ocupou-se esmeradamente dos clérigos e monges da sua diocese em Luni, Itália.

São Domingos Loricato, presbítero (†1060). Sacerdote da Ordem dos Camaldulenses que, após ter sido ordenado simoniacamente, fez-se eremita e levou uma vida de austeridade e rigorosa observância em San Severino, Itália.

Santa Angadrisma, abadessa (†695). Desejava consagrar-se a Deus, mas seu pai a prometeu em casamento. Uma terrível enfermidade forçou o rompimento do compromisso. Curada milagrosamente, ingressou no mosteiro beneditino de Oroër-des-Vierges, perto de Beauvais, França, do qual foi abadessa.

Beatos Estanislau Mysakowski e Francisco Rosłaniec, presbíteros e mártires (†1942). Mortos na câmara de gás em Dachau, Alemanha.

Beato Romano Lysko, presbítero e mártir (†1949). Sacerdote da Arquieparquia de Leopoli dos Ucranianos, preso e murado vivo durante a perseguição religiosa na Ucrânia.

Beato Diogo Kagayama Haito, mártir (†1619). Nobre samurai e governador da cidade. Morreu decapitado em Kokura, Japão, enquanto rezava com um crucifixo nas mãos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 3, 21-30

Irmãos, 21agora, sem depender do regime da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos Profetas; 22justiça de Deus essa que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que têm a fé. Pois diante dessa justiça não há distinção: 23todos pecaram e estão privados da glória de Deus, 24e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, realizada em Jesus Cristo. 25Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé. Assim Deus mostrou sua justiça em ter deixado sem castigo os pecados cometidos outrora, 26no tempo de sua tolerância. Assim ainda ele demonstra sua justiça no tempo presente, para ser ele mesmo justo e tornar justo aquele que vive a partir da fé em Jesus. 27Onde estaria, então, o direito de alguém se gloriar? Foi excluído. Por qual lei? Pela lei das obras? Absolutamente não, mas, sim, pela lei da fé. 28Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica. 29Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos. 30Pois Deus é um só.

Salmo responsorial: Sl 129(130), 1-2.3-4.5-6 (R. 7)
R. No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!

1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, *2escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos *ao clamor da minha prece! R.

3Se levardes em conta nossas faltas, *quem haverá de subsistir? 4Mas em vós se encontra o perdão, *eu vos temo e em vós espero. R.

5No Senhor ponho a minha esperança, *espero em sua palavra. 6a minh’alma espera no Senhor *mais que o vigia pela aurora. R.

  Evangelho: Lc 11, 47-54

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas para pegá-lo de surpresa por qualquer palavra que saísse de sua boca.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 13 de outubro
Próximo artigoLiturgia Diária – 15 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui