Dia 13 de outubro

0
68

Terça-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Teófilo – Igreja de São Miguel, Gante (Bélgica)

São Teófilo de Antioquia, bispo, séc. II.

São Venâncio de Luni, Bispo (†séc. IV). Amigo do Papa São Gregório Magno, ocupou-se esmeradamente dos clérigos e monges da sua diocese em Luni, Itália.

São Rômulo, Bispo (†séc. V). Cheio de ardor apostólico, morreu durante uma visita pastoral aos povoados rurais de sua Diocese de Gênova, Itália.

São Comgano, abade (†século VIII). Príncipe irlandês que abraçou a vida religiosa na Escócia. Erigiu e governou um mosteiro em Lochalsh.

São Geraldo, conde de Aurillac (†909). Manteve em segredo sua vida monástica trajando vestes seculares, foi um constante exemplo para os outros príncipes.

Beata Madalena Panattieri, virgem (†1503). Numa pequena capela de Trino, Itália, esta terciária dominicana catequizava e dava conselhos até a sacerdotes que a ela acorriam.

Beata Alexandrina Maria da Costa (†1955). Por defender sua castidade, ficou paraplégica aos 14 anos. Viveu confinada no leito pelo resto da vida oferecendo-se como vítima pela conversão dos pecadores.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gl 5,1-6

Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós se vos deixardes circuncidar. 3Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado que ele está obrigado a observar toda a Lei. 4Vós que procurais a vossa justificação na Lei rompestes com Cristo, decaístes da graça. 5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum.

Salmo responsorial: Sl 118(119),41.43.44.45.47.48 (R/.41a) 
R. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

41Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes! R.

43Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!R.

44Cumprirei constantemente a vossa lei;para sempre, eternamente a cumprirei! R.

45É amplo e agradável meu caminho, porque busco e pesquiso as vossas ordens. R.

47Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo! R.

48Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade. R.

Evangelho: Lc 11,37-41

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís, e tudo ficará puro para vós”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui