13 de novembro de 2023

Segunda-feira da 32ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sb 1,1-7

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. 2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas e se manifesta aos que nele confiam. 3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 4A sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 6Com efeito, a sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.

Salmo responsorial: Sl 138(139),1-3.4-6.7-8.9-10 (R. 24b)

R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *2sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, †3percebeis quando me deito e quando eu ando, *os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

4A palavra nem chegou à minha língua, *e já, Senhor, a conheceis inteiramente. 5Por detrás e pela frente me envolveis; *pusestes sobre mim a vossa mão. 6Esta Verdade é por demais maravilhosa, * é tão sublime que não posso compreendê-la. R.

7Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *E para onde fugirei de vossa face? 8Se eu subir até os céus, ali estais; *se eu descer até o abismo, estais presente. R.

9Se a aurora me emprestar as suas asas, *para eu voar e habitar no fim dos mares; 10mesmo lá vai me guiar a vossa mão *e segurar-me com firmeza a vossa destra. R.

Evangelho: Lc 17,1-6

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.


Santos em destaque

Santos Arcádio, Pascásio, Probo e Eutiquiano, mártires (†473). Por se recusarem a aderir à heresia ariana, foram submetidos aos mais atrozes suplícios antes de serem mortos.

Santa Maxelendes, virgem e mártir (†670). Donzela de Cambrai, França, que tendo escolhido Cristo por esposo, recusou o noivo ao qual fora prometida por seus pais. Indignado, o pretendente transpassou-a com a espada.

São Nicolau I, Papa (†867). Consolidou a autoridade do Romano Pontífice em toda a Igreja.

Santo Homobono (†1197). Comerciante de Cremona, Itália, que se destacou pela sua
caridade para com os pobres e as crianças abandonadas.

Santa Agostinha Pietrantóni, virgem (†1894). Da Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Joana Thouret. Prestando serviço aos pobres no Hospital Santo Espírito, em Roma, foi apunhalada por um doente a quem tinha tratado com especial caridade.

Beato João Gonga Martínez, mártir (†1936). Catequista leigo da cidade de Carcaixent, perto de Valência. Conhecido por suas numerosas obras de caridade foi morto durante a Guerra Civil espanhola.

Beata Maria do Patrocínio de São João Giner Gomis, virgem e mártir (†1936). Religiosa das Missionárias Claretianas, assassinada em Portichol, perto de Valência, durante a Guerra Civil Espanhola.

Beatos Pedro Vicev e Josafat Siskov, sacerdotes e mártires (†1952). Religiosos da Congregação dos Agostinhos da Assunção. Durante o regime comunista na Bulgária, acusados de espionagem e conspiração contra o “poder do povo”, foram aprisionados e fuzilados em Sófia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever