12 de setembro de 2023

Terça-feira da 23ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa do Santíssimo Nome da Bem-Aventurada Virgem Maria. Memória facultativa. Há vários significados relacionados a este bendito nome. O mais corrente é “Estrela do Mar”. Esta comemoração teve início na Espanha, em 1513.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Cl 2,6-15

Irmãos, assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças. 8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível. 12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

Salmo responsorial: Sl 144(145),1-2.8-9.10-11 (R. 9a)

R. O Senhor é muito bom para com todos.

1Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, *e bendizer o vosso nome pelos séculos. 2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre. R.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão. 9O Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura. R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

Evangelho: Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


Santos em destaque

Santo Albeu, Bispo (†c. 528). Fundou a Diocese de Emly, Irlanda, sendo o principal evangelizador desta região.

São Guido, peregrino (†c.1012). Após peregrinar por sete anos nos Lugares Santos, regressou a Anderlecht, Bélgica, onde morreu piedosamente.

São Francisco Ch’oe Kyŏnghwan, mártir (†1839). Catequista preso, torturado e morto em Seul por defender os católicos e encorajá-los para o martírio durante as perseguições na Coreia.

Beato Apolinário Franco, presbítero e mártir (†1622). Religioso franciscano espanhol, partiu como missionário para as Filipinas e depois para o Japão. Foi queimado vivo durante a perseguição.

Beato Tomás Zumárraga, presbítero (†1622). Foi encarcerado por ódio à fé e lançado ao fogo em Omura (Japão), junto com o franciscano Apolinário Franco e mais quatro companheiros.

Beato Pedro Sulpício Cristóvão Faverge, mártir (†1794). Irmão Lassalista, encarcerado numa galera, junto com centenas de outras vítimas da Revolução Francesa. Aí morreu, em consequência das doenças contraídas ao tratar caridosamente dos prisioneiros enfermos.

Beata Maria Luísa Prósperi, abadessa (†1847). Religiosa beneditina de Trevi, Itália, à qual Nosso Senhor concedeu dons místicos extraordinários, mas sem poupar-lhe longas e dolorosas provações.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever