Dia 12 de novembro

0
180

Memória de São Josafat

São Josafat, Bispo e mártir. Sua família era de religião cismática. Converteu-se ao catolicismo e foi apóstolo da unidade dos Cristãos no Oriente. Morreu assassinado em
1623.

Leituras da Missa

 

Outros Santos em destaque

Santo Hesíquio, Bispo (†552). Foi elevado da dignidade de senador à de Bispo de Vienne, França. É pai de Santo Avito e de Santo Apolinário.

São Cuniberto, Bispo (†cerca de 663). Renovou na Diocese de Colônia, Alemanha, a vida eclesiástica e a piedade dos fiéis depois das invasões dos bárbaros

Santo Emiliano de la Cogolla, sacerdote (†574). Abandonando o pastoreio, entregou-se à vida eremítica. Por sua fama de santidade, o bispo de Tarazona, Espanha, ordenou-o sacerdote. Exercendo santamente suas funções, foi muito invejado, o que obrigou o bispo a enviá-lo novamente para as solidões das montanhas, onde fundou uma comunidade.

São Margarido Flores, presbítero e mártir (†1927). Preso e fuzilado por ser sacerdote, durante a perseguição religiosa no México.

São Diogo, religioso (†1463). Destacou-se por sua humildade e insigne caridade na assistência aos doentes.

São Nilo de Ancira, abade (†cerca de 430). Discípulo de São João Crisóstomo, difundiu em seus escritos a doutrina ascética. Morreu nas proximidades da atual Ankara, Turquia.

Beato João Cini da Paz, penitente (†1335). Depois de cometer um crime, arrependeu-se e tornouse terciário penitente franciscano. Seu exemplo atraiu muitos jovens para a Congregação dos Eremitas Terciários Franciscanos, por ele fundada.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Fm 7-20

Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por esse motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao Evangelho. 14Mas eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo: eu o pagarei; para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

Salmo responsorial:  Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R/. 5a)

R. Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

7.O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; † ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos. R.

8.O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. 9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro. R.

bQuem ampara a viúva e o órfão, cmas confunde os caminhos dos maus. 10.O Senhor reinará para sempre! † Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos! R.

Evangelho: Lc 17,20-25

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘ele está aqui’. Não deveis ir nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Artigo anteriorDia 11 de novembro
Próximo artigoDia 13 de novembro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui