Liturgia Diária – 11 de outubro

0
503

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Felipe, diácono escolhido pelos Apóstolos (At 6, 5). Converteu a Samaria à Fé de Cristo. Pregou o Evangelho em todas as cidades por onde passava. Enviado por um Anjo, instruiu na Fé e batizou o ministro da Rainha da Etiópia.

São Firmino, Bispo e confessor, séc. VI.

São Bruno, Bispo (†965). Irmão do imperador Oto I, foi, ao mesmo tempo, Bispo de Colônia e Duque da Lotaríngia.

São Gaudêncio, Bispo (†1011). Bispo de Gniezno, Polônia. Irmão e fiel companheiro de Santo Adalberto, bispo de Praga, presenciou o martírio deste e seguiu-o no cárcere.

São Meinardo, Bispo (†1196). Monge alemão que, já em avançada idade, partiu para evangelizar a Letônia, onde foi ordenado Bispo.

Santo Alexandre Sauli, Bispo (†1592). Abandonou suas funções na corte do imperador Carlos V para fazer-se barnabita. Foi confessor de São Carlos Borromeu e superior geral da Ordem. Eleito bispo de Aléria, é considerado o “Apóstolo da Córsega”.

Santo Anastácio, presbítero (†666). Companheiro de São Máximo o Confessor, na defesa da Fé e nos sofrimentos, morreu exilado nas montanhas do Cáucaso.

São Pedro Lê Tuy, presbítero e mártir (†1833). Decapitado no tempo do imperador Minh Mang, em Hanoi, Vietnã.

Santa Maria Soledade Torres Acosta, virgem (†1887). Fundadora da Congregação das Servas de Maria Ministras dos Enfermos, em Madri, para cuidar de doentes e necessitados.

Beato Tiago de Ulm Griesinger, religioso (†1491). Religioso dominicano falecido em Bolonha, Itália que, embora analfabeto, foi excelente pintor de vitrais.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 1, 1-7

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Salmo responsorial: Sl 97(98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. 2a)

R. O Senhor fez conhecer a salvação.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel *3bpela casa de Israel. R.

3cOs confins do universo contemplaram *3da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

Evangelho: Lc 11, 29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 10 de outubro
Próximo artigoLiturgia Diária – 12 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui