Dia 11 de novembro

0
57

Memória de São Martinho de Tours

São Martinho de Tours, Bispo desta cidade, eleito em 371. Nasceu na Hungria e deixou a carreira militar para ser religioso. É dessa época o famoso episódio em que cortou metade do seu manto para cobrir um pobre que morria de frio. Fundou vários mosteiros, entre eles o de Ligugé, o mais antigo da Europa. Ver também: Militar, Monge e Bispo. Ver também: O francês que não era francês.

Leituras da Missa

 

Outros santos em destaque

São Verão, Bispo (†séc. V). Governou com sabedoria e santidade a diocese de Vence, França, e apoiou a carta de São Leão Magno contra o monofisismo.

São Teodoro Estudita, abade (†826). Abade do mosteiro de Studion Constantinopla. Nele se formaram sábios, santos e mártires, que morreram vítimas das perseguições dos iconoclastas.

São Bartolomeu, abade (†1065). Discípulo de São Nilo de Rossano, ajudou-o a fundar a Abadia de Santa Maria de Grottaferrata, nas proximidades de Roma, e converteu esse mosteiro numa escola de ciências e artes.

Santa Marina de Omura, virgem e mártir (†1634). Terciária dominicana, presa e queimada viva em Nagasaki, Japão, por ser cristã.

Beato Vicente Eugênio Bossilkov, Bispo e mártir (†1952). Por recusar-se a romper com o Papa, foi encarcerado, torturado e fuzilado pelo regime bolchevista da Bulgária.

Beata Vicenta Maria, virgem (†1855). Juntamente com o Beato Carlos Steeb, fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia de Verona, Itália.

Beata Alice Kotowska, virgem e mártir (†1939). Religiosa de Congregação das Irmãs da Ressurreição do Senhor. Durante a Segunda Guerra, não aceitando renegar a fé, foi fuzilada nas proximidades de Wejherovo, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Tt 3,1-7

Caríssimo, 1admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra. 2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens. 3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. 4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso salvador, e o seu amor pelos homens: 5ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso salvador, Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.

Salmo responsorial: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R/1.)

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

1.O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. 2.Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha .e restaura as minhas forças. R.

bEle me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. 4.Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança! R.

5.Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda. R.

6.Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos. R.

Evangelho: Lc 17,11-19

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância 13e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui