Dia 10 de agosto

0
102

Festa de São Lourenço


São Lourenço,
diácono e mártir (†258). Considerado o primeiro diácono de Roma. Foi preso junto com o Papa Sisto II e vários diáconos, durante a perseguição movida por Valeriano. Morreu queimado numa grelha.

Leituras da Missa

São Lourenço – Catedral de Santa Maria da Horta, Tarazona (Espanha)

 

Outros Santos em destaque

Beato João Martorell Soria, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote salesiano submetido a torturas e assassinado em Valência Espanha.

Beato Agostinho Ota, religioso e mártir (†1622). Irmão leigo jesuíta, ardoroso catequista, decapitado no Japão.

Beato José Toledo Pellicer, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote de Valência, Espanha, morto durante a perseguição religiosa nesse país.

Beatos Francisco Drzewiecki e Eduardo Grzymala, presbíteros e mártires (†1942). Evangelizadores poloneses mortos em Dachau, Alemanha.

Beatos Cláudio José Jouffret de Bonnefont, Francisco François e Lázaro Tiersot, presbíteros e mártires (†1794). Sacerdotes sulpiciano, franciscano e cartuxo que morreram presos num sórdido navio junto a Rochefort, durante a Revolução Francesa.

Beato Arcangelo de Calatafimi, presbítero (†1460). Anacoreta da região montanhosa de Calatafimi. Quando o Papa Martinho V determinou a supressão da vida eremítica nessa região, ingressou como frade menor em Palermo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2 Cor 9,6-10

Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

Salmo responsorial:   Sl 111(112)

R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

1Feliz o homem que respeita o Senhor *

e que ama com carinho a sua lei!

2Sua descendência será forte sobre a terra, *

abençoada a geração dos homens retos!

5Feliz o homem caridoso e prestativo, *

que resolve seus negócios com justiça.

6Porque jamais vacilará o homem reto, *

sua lembrança permanece eternamente! R.

7Ele não teme receber notícias más: *

confiando em Deus, seu coração está seguro.

8Seu coração está tranqüilo e nada teme, *

e confusos há de ver seus inimigos. R.

9Ele reparte com os pobres os seus bens, †

permanece para sempre o bem que fez, *

e crescerão a sua glória e seu poder. R.

Evangelho: Jo 12,24-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui