1 de novembro de 2023

Quarta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Em Portugal Solenidade de todos os Santos, no Brasil transferido para o domingo.


Ver também:

Leituras da Missa (Brasil)

Primeira leitura: Rm 8,26-30

Irmãos, 26o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

Salmo responsorial: Sl 12(13),4-5.6 (R. 6a)

R. Senhor, eu confiei na vossa graça!

4Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! †Não deixeis que se me apague a luz dos olhos *e se fechem, pela morte, adormecidos! 5Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” *Nem exulte o opressor por minha queda. R.

6Uma vez que confiei no vosso amor! †Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, *e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! R.

Evangelho: Lc 13,22-30

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Leituras da Missa (Portugal)

Primeira leitura: Ap 7,2-4.9-14

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos anciãos e dos quatro seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses, vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

Salmo responsorial: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, *e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3“Quem subirá até o monte do Senhor, *quem ficará em sua santa habitação?”4a“Quem tem mãos puras e inocente coração, *4bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor *e a recompensa de seu Deus e Salvador”.6“É assim a geração dos que o procuram, *e do Deus de Israel buscam a face”. R.

Segunda leitura: 1Jo 3, 1-3

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

Evangelho: Mt 5, 1-12a

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


Santos em destaque

São Nuno Álvares Pereira (Nuno de Santa Maria), religioso (†1431). Condestável do Reino de Portugal, vencedor de muitas batalhas, no fim da vida distribuiu suas riquezas, abandonou o mundo e ingressou na Ordem Carmelita.

Santos Jerônimo Hermosilla e Valentim Bérrio Ochoa, Bispos, e Pedro Almató Ribeira, presbítero, mártires (†1861). Missionários dominicanos espanhóis decapitados em Hai Duong, Vietnã.

Beato Rainério de Arezzo, religioso (†1304). Franciscano do convento de Arezzo, Itália.

Beatos Pedro Paulo Navarro, sacerdote, Dionísio Fujishima e Pedro Onizuka Sandayu, religiosos jesuítas e Clemente Kyuemon, catequista (†1622). Queimados vivos em Shimabara, Japão, por ódio à fé cristã.

Beato Ruperto Mayer, presbítero (†1945). Sacerdote jesuíta encarcerado no campo de concentração de Sachsenhausen, Alemanha. Morreu em Munique, pouco tempo depois de ser liberado.

Beato Teodoro Jorge Romzsa, Bispo e mártir (†1947). Por ter conservado a fidelidade à Igreja, foi vítima de um atentado em Mukacevo, Ucrânia, e posteriormente, envenenado no hospital.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

19 de abril de 2024

Sexta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

18 de abril de 2024

Quinta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

17 de abril de 2024

Quarta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever