1 de agosto de 2023

Memória de Santo Afonso Maria de Ligório

Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (†1787 Pagani – Itália). Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, é apóstolo do culto à Eucaristia e à Santíssima Virgem. Pregador cheio de zelo pela salvação das almas, grande escritor e insigne mestre da Moral. Também compôs belíssimas canções.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 33,7-11;34,5b.28

Naqueles dias, 7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. 10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda. 34,5bMoisés permaneceu diante de Deus invocando o nome do Senhor. 6O Senhor passou diante de Moisés, proclamando: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração!” 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. 28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

Salmo responsorial: Sl 102(103),6-7.8-9.10-11.12-13 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

6O Senhor realiza obras de justiça *e garante o direito aos oprimidos; 7revelou os seus caminhos a Moisés, *e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 9Não fica sempre repetindo as suas queixas, *nem guarda eternamente o seu rancor. R.

10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. 11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, *tanto é grande o seu amor aos que o temem; R.

12quanto dista o nascente do poente, *tanto afasta para longe nossos crimes. 13Como um pai se compadece de seus filhos, *o Senhor tem compaixão dos que o temem. R.

Evangelho: Mt 13,36-43

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa.  Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.


Santos em destaque

Santo Etelvoldo, Bispo (†984). Discípulo de São Dustão da Cantuária e Bispo de Winchester, compilou a “Concórdia Regular para restauração da observância monástica na Inglaterra”.

São Pedro Fabro, presbítero (†1546). Discípulo de Santo Inácio de Loyola que participou da fundação da Companhia de Jesus. Morreu em Roma quando se dirigia para o Concílio de Trento.

São Bernardo Vu Van Duê, presbítero e mártir (†1838). Sacerdote dominicano decapitado no Vietnã.

Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.

Beato Benvindo de Miguel Arahal, presbítero e mártir (†1936). Religioso dos Terciários Capuchinhos da Virgem Dolorosa. Barbaramente assassinado em Madri durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Alexio ou Alexis Sobaszek, presbítero e mártir (†1942). Diretor dos estudos de Filosofia e Teologia da Universidade de Poznán, Polônia. Porque continuou exercendo seu ministério após a invasão dos alemães, foi enviado ao campo de Dachau.

Beata Maria Estela do Santíssimo Sacramento, virgem e mártir (†1943). Superiora do convento das Irmãs da Congregação Sagrada Família de Nazaré em Nowogródek, Bielorrússia, foi fuzilada junto com outras dez freiras da comunidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever