Dia 3 de julho

0
81

Festa de São Tomé, Apóstolo

Cor vermelha

São Tomé. Apóstolo que teve a graça de tocar nas chagas de Jesus Ressuscitado e ouvir d’Ele estas palavras: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”, ao que Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” E os divinos lábios de Jesus proferiram mais uma bem-aventurança: “Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto”. (Jo 20, 27-29) Diz a tradição que São Tomé pregou o Evangelho na Índia, recebendo ali a palma do martírio.

Artigos relacionados com a Festa
Passagem de São Tomé pelo Brasil: piedosa lenda ou fato real?

Santos em destaque

Santo Heliodoro, Bispo (†séc. IV-V). Discípulo de São Valeriano de Aquileia, participou do Concílio de Aquileia em 381, contra a heresia ariana.

São Filipe Phan Van Minh, presbítero e mártir (†1853). Temendo trazer complicações à família que o acolhera durante a perseguição, preferiu entregar-se. Foi decapitado na Cochinchina, atual Vietnã, por ordem do rei Tu Duc.

São Leão II, Papa (†683). Aprovou o III Concílio de Constantinopla. Afirmou a supremacia papal contra as repetidas tentativas dos patriarcas de Constantinopla de libertar-se da dependência de Roma.

São José Nguyên Dình Uyên, mártir (†1838). Catequista preso e barbaramente torturado em Hung Yên, Vietnã, por recusar-se a pisar numa cruz.

São Raimundo Gayrard, leigo (†1118). Ao ficar viúvo, dedicou-se às obras de caridade, fundou um hospital e foi admitido entre os cônegos da basílica de São Saturnino, em Toulouse, França.

Beata Maria Ana Mogás Fontcuberta, virgem (†1886). Fundou em Fuencarral, Espanha, a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor.

Trata-se do dia de falecimento da Venerável Antonieta Meo (†1937).

Artigos relacionados
Inocência abraçada à Cruz

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Galeria de fotos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui