Aconteceu na Igreja e no mundo

0
72

Arco-íris no céu de Lourdes

No dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Anjo a Maria, os céus da cidade de Lourdes, na França, se enfeitaram com um belo arco-íris. Ele apareceu no instante em que os sinos das igrejas e do célebre santuário mariano convidavam os fiéis para a oração. O espetáculo foi registrado em fotografias e vídeos por vários habitantes da região e noticiado em diversos jornais online.

Dom Eamon Martin, Arcebispo de ­Armagh e Primaz da Irlanda, sublinhou na sua conta do twitter o fato de o surgimento do arco-íris ter coincidido com o momento em que a Irlanda era consagrada ao Imaculado Coração de Maria.

 

Sinais de vida no Santo Sudário de Turim

Uma recente investigação publicada na revista Scientia et Fides, com o título Sinais de vida na figura do Sudário de Turim, acrescentou aspectos inéditos ao estudo da Síndone. Até o momento, as pesquisas focalizavam principalmente a origem e história do tecido, a coincidência das feridas com as do Crucificado e a forma como a imagem de Nosso Senhor ficou ali impressa. O mencionado estudo, porém, realizado pelo Dr. Bernardo Hontanilla Calatayud, catedrático de cirurgia plástica, estética e reparadora da Universidade de Navarra, conclui que a figura estampada no tecido não corresponde à de um cadáver, mas sim à de uma pessoa viva, que está se levantando da posição de decúbito supino.

No seu trabalho, Dr. Hontanilla põe em realce a “simetria absoluta” existente entre o que a análise da imagem estampada na Síndone revela e a narração evangélica sobre a Morte e Ressurreição de Jesus, e demonstra que o Sudário de Turim “apresenta, ao mesmo tempo, os sinais de morte e de vida de uma pessoa que deixou sua imagem impressa num momento em que estava viva”.

Servindo-se dos conhecimentos da ciência sobre o rigor mortis e a posterior flacidez dos cadáveres, e analisando a postura da cabeça, dos braços e das pernas, o estudo conclui que “a imagem dinâmica impressa no Santo Sudário poderia ter se produzido em qualquer momento entre dezoito e trinta horas após a morte, mas estando a pessoa viva”. E Dr. Hontanilla acrescenta: “Afirmo e defendo cientificamente isso onde for necessário. Se unirmos todos esses sinais que aparecem na Síndone com o que está escrito nos Evangelhos, então há uma coincidência de cem por cento, não apenas na Morte, mas também na Ressurreição”.

 

Diocese americana proclama “Ano de São José”

A Diocese norte-americana de Charlotte decidiu comemorar o 150º aniversário do Decreto Quemadmodum Deus, pelo qual o Papa Pio IX declarou o Santo Patriarca Patrono da Igreja, proclamando 2020 como o Ano de São José.

Entre as numerosas atividades previstas, estava a formação de grupos de estudo com o objetivo de preparar adultos para a consagração ao castíssimo esposo de Maria e pai virginal de Jesus. Os cursos se desenvolveram durante os meses de fevereiro e março, sob o título Consagração a São José: os milagres do nosso pai espiritual.

Quatrocentas capelas em louvor à Virgem do Vale

Para comemorar o Ano Mariano Nacional e os quatrocentos anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora do Vale, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com sede em Huafín, na Diocese argentina de Catamarca, decidiu construir nas comunidades de seu extenso território quatrocentas grutas dedicadas a esta invocação da Santíssima Virgem. A primeira dessas capelas, erigida em Laguna Blanca, foi abençoada no dia 30 de janeiro.

A milagrosa imagem de Nossa Senhora do Vale foi encontrada no ano 1619 ou 1620 numa gruta da Província de Catamarca. Nunca se soube como ela chegou até o local, mas os numerosos milagres ali acontecidos levaram a população a construir a atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Vale para albergá-la e a tomá-la como padroeira da diocese.

XII Romaria Nacional do Terço dos Homens

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, cerca de oitenta mil pessoas se congregaram no Santuário de Nossa Senhora Aparecida para a XII Romaria Nacional do Terço dos Homens.

O evento teve início com uma Missa na noite do dia 14, seguida de procissão luminosa e vigília noturna de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na manhã seguinte, houve Missa campal e, à tarde, um momento mariano durante o qual, além de recitar o Terço e renovar a tradicional consagração a Nossa Senhora Aparecida, os peregrinos puderam dar testemunho dos milagres e graças recebidos. A programação se encerrou no domingo, dia 16, com a Santa Missa.

Durante todo o evento, sacerdotes estiveram à disposição para administrar o Sacramento da Reconciliação e abençoar pessoas e objetos sacros.

Espanha inaugura nova capela de Adoração Perpétua

A célebre cidade de Santiago de Compostela já conta com uma capela de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento. A Adoração se iniciou no dia 20 de janeiro, na Igreja de São Fernando, com uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio, e concelebrada por dez sacerdotes. Um numeroso grupo de fiéis participou da cerimônia.

Com esta, sobe para sessenta o número de capelas de Adoração Perpétua ativas na Espanha.

Tapeçaria sacra de Rafael exposta na Capela Sistina

Para lembrar o 500º aniversário da morte de Rafael Sanzio, tapeçarias deste célebre pintor renascentista estiveram expostas durante uma semana, de 17 a 23 de fevereiro, na Capela Sistina, local para o qual foram originalmente desenhadas. Elas retratam cenas dos Atos dos Apóstolos, como São Paulo pregando aos pagãos em Atenas, sua conversão a caminho de Damasco, a morte de Ananias e o apedrejamento de Santo Estêvão.

As peças estavam bastante deterioradas e tiveram de ser restauradas nos ateliês dos Museus Vaticanos. O delicado trabalho, que durou dez anos, exigiu a substituição de fios de seda, de lã e até de ouro e prata, materiais usados para conferir brilho aos tecidos. Cada uma das tapeçarias mede cinco metros de largura por quatro de altura, com um peso de sessenta quilos.

“Heroína da Castidade” será declarada BemAventurada

O Bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, anunciou que a Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva deve ser proclamada Bem-Aventurada no dia 21 de outubro, durante uma cerimônia na catedral desta cidade do Nordeste do Brasil.

Nascida em Santana do Cariri, Ceará, no dia 15 de outubro de 1928, Benigna foi martirizada aos treze anos por ter rejeitado as torpes exigências de um rapaz que, diante de sua negativa, a atacou com um facão no dia 24 de outubro de 1941.

Há dezesseis anos se realiza nesse dia uma romaria em homenagem à Heroína da Castidade, que reúne ­cerca de trinta mil pessoas.

Burkina Faso foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria

No dia 2 de fevereiro, oito Bispos da Conferência Episcopal de ­Burkina Faso e Níger consagraram Burkina Faso ao Imaculado Coração de Maria. O ato ocorreu durante a tradicional peregrinação nacional ao Santuário mariano de Yagma, na ­Arquiocese de Ouagadougou.

Em sua homilia Dom Laurent Birfuoré Dabiré, Bispo diocesano de Dori e presidente da mencionada conferência episcopal, sublinhou tratar-se de “um ato de confiança, de fé e de esperança em que, pela intercessão de Maria, Deus nos concederá a vitória sobre o mal e nos dará força para trabalhar pelo advento de um mundo mais fraterno”.

Dos vinte milhões de habitantes que compõem a população de ­Burkina Faso, aproximadamente sessenta por cento são muçulmanos e dezessete por cento católicos.

Aplicativo indica locais de Adoração ao Santíssimo

Está à disposição na internet o aplicativo Adoración GO, que permite localizar, em tempo real, os lugares mais próximos onde se encontra exposto o Santíssimo Sacramento.

As Adorações Perpétuas são assinaladas com a mensagem “24 horas” na cor verde. Se a Adoração ocorre apenas durante algumas horas do dia, o aplicativo informa o horário e, ao se escolher determinado local, mostra o caminho mais curto para se chegar até ele. Além disso, ícones indicam tratar-se de uma igreja ou de algum centro público como hospitais, colégios ou seminários. Também são oferecidos textos para leitura relacionados com o Sacramento da Eucaristia.

Por enquanto, a ferramenta só funciona na Espanha. Caso haja desejo de agregar novos locais, é preciso que alguém da paróquia ou da diocese entre em contato com os administradores e forneça as informações necessárias.

Os organizadores dessa iniciativa são os mesmo que, anteriormente, criaram outro aplicativo muito útil para os católicos espanhóis: o Confesor GO, que permite encontrar o lugar mais próximo onde há um sacerdote disponível para administrar o Sacramento da Confissão.

Identificado o primeiro mosteiro bizantino da Península Ibérica

Após quase vinte e cinco anos de pesquisa, especialistas da Universidade de Alicante, na Espanha, e do Museu Arqueológico de Elda confirmaram que as ruínas de El Monastil correspondem a um convento bizantino, o primeiro da Península Ibérica.

De início os estudiosos acreditavam tratar-se dos restos de um assentamento romano ou visigodo, mas recentes descobertas desfizeram definitivamente o engano. No local foram encontrados pesos com inscrições em grego, os quais desde o século VI as principais igrejas de cada cidade do Império Romano estavam obrigadas a guardar, por decreto de Justiniano, para garantir a idoneidade das medidas utilizadas pelos comerciantes.

Durante as últimas escavações foram identificados também alguns objetos litúrgicos inconfundíveis: a base octogonal de uma coluna, típica da arquitetura bizantina, e um recipiente cilíndrico em marfim, no qual se guardava o Santíssimo Sacramento. Os bizantinos se instalaram na Península Ibérica, desde o sul de Portugal até Valência, no século VI.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui