Ano jubilar pelos duzentos anos de Fé Católica em Singapura

Com uma Missa presidida pelo Cardeal William Goh, iniciou-se no dia 13 de dezembro o jubileu comemorativo dos duzentos anos da Igreja em Singapura. O ano de 2021 terá numerosas comemorações pelo bicentenário, entre as quais uma exposição de pinturas e obras de artistas cristãos, apresentações de livros, projeção de filmes religiosos, uma palestra sobre o patrimônio cultural católico de Singapura, visitas guiadas aos lugares históricos, etc.

O auge da celebração jubilar se dará na semana de 4 a 11 de dezembro de 2021 com atos litúrgicos na Catedral do Bom Pastor, nas Igrejas dos Santos Pedro e Paulo e de São José e no Centro Católico. No último dia serão celebradas Santas Missas simultaneamente nas trinta e duas paróquias da Arquidiocese.

Mais uma Capela de Adoração Perpétua em Espanha

Mais uma Capela de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento foi inaugurada na Espanha, desta vez na cidade de Cartagena. A Missa que deu início à exposição do Santíssimo Sacramento foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom José Manuel Lorca Planes, que exortou os fiéis a se aproximarem de Jesus através de Maria, e afirmou: “Cartagena conta agora com um farol de esperança capaz de iluminar os corações mais endurecidos”.

Atualmente, o horário de abertura da capela será de segunda a sexta, das 8h15 até 19h45, por causa das exigências sanitárias. Assim que for permitido, deverá permanecer sempre aberta, durante o dia inteiro. Espanha já conta com quase setenta locais onde se adora perpetuamente a Nosso Senhor Jesus Cristo sob as espécies eucarísticas.

Estudiosos encontram saltério usado por São Tomás Becket

Estudiosos encontram saltério usado por São Tomás Becket - Foto: Corpus Christi Collegev

Christopher de Hamel, bibliotecário do Corpus Christi College, de Cambridge, e o historiador medieval Eyal Poleg, da Universidade Queen Mary, em Londres, afirmam ter encontrado o saltério usado por São Tomás Becket em suas orações.

O achado se deu de forma fortuita, durante um encontro entre ambos, no qual Poleg lembrou que uma lista de tesouros guardados na Catedral de Canterbury, escrita no século XIV, incluía a seguinte descrição: “Encadernação com o saltério de São Tomás, encadernada em prata dourada e decorado com joias”. Ao ouvir essas palavras, Hamel recordou ter visto em Cambridge um volume com essas características, doado pelo Bispo emérito de Canterbury em finais do século XVI.

Após analisar cuidadosamente os dados de que dispunha, Hamel acredita ser realmente esse volume o saltério de São Tomás Becket, e até levanta a hipótese de ele ter sido martirizado com o objeto em mãos.

Bispos poloneses pedem maior zelo pelos Sacramentos

Através de uma nota publicada no seu website oficial, a Conferência Episcopal da Polônia esclareceu que as Missas assistidas online não possuem o mesmo valor que a participação presencial na Sagrada Eucaristia. O principal motivo é não ser possível receber nelas as Sagradas Espécies, o que impede a plena participação do fiel no Santo Sacrifício.

Advertiram também que a dispensa do preceito concedida a todos os fiéis, por causa da pandemia, é privilégio, e não uma obrigação. Ela deveria ser usada após analisar acertadamente as circunstâncias pessoais, pois o normal é assistir nesses dias à Santa Missa; não o fazer constitui uma exceção.

Apela-se, por fim, aos sacerdotes, pedindo-lhes terem um maior zelo pastoral em acompanhar os fiéis nos seus desafios diários, criando condições que facilitem sua participação na Eucaristia; por exemplo, aumentando o número de Missas.

Arqueólogos identificam local vinculado a São João Batista

Arqueólogos identificam local vinculado a São João Batista - Foto: hikinginjordan (CC by-sa 3.0)

Escavações recentes realizadas por uma equipe húngara nas ruínas da fortaleza de Maquero, situadas na Jordânia, trinta e dois quilômetros a sudoeste de Madaba, identificaram a sala do trono onde a filha de Herodíades pediu ao Tetrarca Herodes Antipas a cabeça de São João Batista (cf. Mt 14, 6-11).

Construída por volta do ano 90 a.C., Macheronte foi destruída pela República Romana trinta e três anos depois, mas Herodes, o Grande, a reconstruiu por volta do ano 30 a.C. As pesquisas arqueológicas começaram no local em 1983, mas a área em que se encontra a sala do trono havia permanecido inexplorada até o presente.

Hungria esclarece o conceito de família na sua Constituição

No dia 15 de dezembro, o parlamento da Hungria aprovou uma proposta de emenda à sua Constituição apresentada no dia 10 de novembro pela ministra de Justiça, Judite Varga, pela qual a família fica definida como baseada no matrimônio e na relação entre pais e filhos.

A emenda esclarece que “a mãe é uma mulher e o pai, um homem. Hungria defende o direito de os meninos se identificarem com seu gênero de nascimento e assegura sua criança baseada na identidade constitucional de nossa nação e os valores baseados em nossa cultura cristã”.

De acordo com a nova legislação, só os casais – homem e mulher – de fato casados podem adotar um filho. Se alguma pessoa solteira desejar adotar, deverá pedir autorização ao ministro de assuntos familiares.

Parlamento polonês recebe relíquias de São Maximiliano Kolbe

A pedido de numerosos deputados e senadores, relíquias de São Maximiliano Maria Kolbe foram transferidas à capela do parlamento da Polônia, no último dia 17 de dezembro. Elas foram doadas pelo provincial dos franciscanos, Fr. Grzegorz Bartosik, e recebidas pela senadora Elżbieta Witek, pelo senador Jerzy Chróścikowski e pelo Fr. Piotr Burgoński, capelão da Câmara Baixa.

No mesmo local se veneram também relíquias de São João Paulo II e de Santa Gianna Beretta Molla, pediatra italiana que preferiu morrer  a abortar.

No Iraque, imagem de Maria é colocada sobre o campanário

No Iraque, imagem de Maria é colocada sobre o campanário - Foto: asianews.it

A igreja sírio-católica de Quaraqosh, no Iraque, findou sua reconstrução após ter sido destruída por ataques dos jihadistas. A última das tarefas realizadas foi a entronização, sobre o campanário, de uma bela imagem de Nossa Senhora, padroeira desse templo.

Quaraqosh foi por muito tempo o centro cristão mais importante da planície de Nínive. No verão de 2014, o Estado Islâmico invadiu a cidade, incendiou a igreja, arrasou os símbolos cristãos e detonou a torre dos sinos. Só agora foi possível finalizar a obra de reconstrução.

Idoso é morto por rezar o Rosário

No Hospital Antelope Valley, da cidade californiana de Lancaster, um paciente de 82 anos, David Hernández García, foi morto por estar recitando o Santo Rosário. O assassino, Jesse Martínez, estava sendo atendido no mesmo centro médico e dividia o quarto com a vítima. Ambos não se conheciam, mas, ao vê-lo rezar, Martínez encheu-se de fúria e espancou o idoso com um cilindro de oxigênio.

Funcionários do hospital acorreram em seu auxílio, mas a agressão foi tão violenta que acabou por causar a morte de David. Com a chegada da polícia, Jesse Martínez foi preso e poderá ser condenado a cumprir pena de até 28 anos de prisão.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here