Convento dominicano dos EUA tem aumento de vocações

De acordo com informações veiculadas pela Agência Gaudium Press, alguns países têm registrado um significativo aumento no número de vocações religiosas durante a pandemia. Exemplo disso é o convento das Irmãs Dominicanas de Maria Mãe da Eucaristia, em Ann Harbor (Michigan – EUA), onde foram aceitas dezoito novas postulantes que decidiram abandonar tudo para estarem mais próximas de Nosso Senhor Eucarístico.

“A maior parte do meu discernimento ocorreu durante a pandemia”, declarou uma das jovens, natural de Phoenix. Outra postulante oriunda de Nova York afirma que o fato de não ter tido acesso aos sacramentos durante a quarentena a fez perceber que sua vida estava inteiramente voltada para a Missa e a Adoração à Eucaristia. Foi esta certeza que a conduziu à decisão de ingressar na via religiosa.

Irlanda: crescem as dificuldades para praticar a Fé

A revista irlandesa The Irish Times publicou recentemente uma matéria em que afirma possuir um documento governamental, ainda não publicado, contendo uma série de normas referentes ao ensino católico no país.

Segundo esse artigo, tal documento descreve os passos necessários para a implementação de um chamado “espírito multi-denominacional”, em substituição ao caráter vocacional das escolas, que eliminaria gradativamente os símbolos católicos e a celebração de Missas nos colégios.

Outra medida do governo irlandês que tem causado grande preocupação entre os fiéis são as novas restrições aprovadas no dia 22 de outubro para combater a segunda onda de pandemia, que proíbem totalmente a celebração de Missas públicas. A pena prevista em caso de infração dessas normas inclui a possibilidade de multa e até mesmo prisão do sacerdote celebrante.

Edições históricas de L’Osservatore estão disponíveis online

Desde o dia 4 de novembro, a coleção completa de L’Osservatore della Domenica, revista que surgiu em 1934 e acompanhou a edição semanal da O L’Osservatore Romano até o ano 2007, está disponível gratuitamente no site do jornal do Vaticano.

São cerca de sessenta mil as páginas disponibilizadas online, em formato PDF e com possibilidade de buscas, na página www.osservatoreromano.va. Nelas estão contidos mais de setenta anos de história da Igreja e do mundo.

Católicos da Indonésia se reúnem para rezar o terço

Por iniciativa da Direção Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) foi promovida em trinta e sete dioceses da Indonésia, ao longo de todo o mês de outubro, a recitação do “Rosário Missionário Nacional”.

A campanha, que foi apoiada por todos os Bispos do país e divulgada nas redes sociais, convidava os fiéis se reunirem em suas comunidades, paróquias, associações e famílias para rezar em conjunto a oração mariana.

Continuam os atos sacrílegos e profanações

Seguem multiplicando-se os atos sacrílegos e profanações de igrejas ao redor do mundo. Exemplo disto foi o ocorrido na Igreja de San José de los Arroyos, em Paraguai, onde, na manhã do dia 21 de outubro, os paroquianos se depararam com sinais de um possível ritual satânico: uma imagem da Virgem Maria queimada, o sacrário aberto e as partículas consagradas espalhadas pelo chão.

Quatro dias depois, ladrões roubaram um dos sacrários da Paróquia da Virgem do Mar, em Madri, e arrombaram a outro, subtraindo assim as hóstias consagradas que havia em ambos. No dia seguinte, 26 de outubro, criminosos invadiram a Igreja de São Wolfgang em Bischof-Wittmann-Straée, na Alemanha, e fizeram desaparecer as relíquias do santo, muito bem protegidas por um vidro blindado. E, em 6 de novembro, desordeiros sujaram com tinta vermelha um crucifixo venerado na Capela de Nossa Senhora de Luján, na localidade argentina de El Bolsón, e marcaram com o símbolo anarquista outra imagem de Nosso Senhor.

Salesianos inauguram museu dedicado a Dom Bosco

No dia 4 de novembro foi inaugurado no bairro de Valdocco, em Turim, o Museu Casa Dom Bosco, a fim de que os peregrinos possam conhecer melhor a história do local em que surgiu o primeiro Oratório por ele fundado, aproveitando um prédio preexistente: a Casa Pinardi.

À inauguração estavam presentes o Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime; a Madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Yvonne Reungoat, o Padre Pascual Chávez, nono sucessor de Dom Bosco, além de responsáveis pelas obras arquitetônicas da congregação e embaixadores dos países latino-americanos com presença salesiana, como o Brasil.

Precedeu a cerimônia inaugural uma solene celebração eucarística na Basílica de Maria Auxiliadora, muito próxima do local. Durante a mesma, o Padre Ángel Fernández Artime recordou que pelos corredores da Casa Pinardi “passaram onze pessoas que a Igreja reconhece como veneráveis, beatos ou santos. Isto significa que Valdocco foi uma escola de humanidade e santidade, e queremos transmitir esta herança ao mundo”.

Furiosas profanações de igrejas no Chile

Manifestações ocorridas no dia 18 de outubro em Santiago do Chile desembocaram em violentos ataques contra duas históricas igrejas localizadas no centro da capital: a de São Francisco de Borja e a da Assunção.

Indivíduos encapuzados invadiram os templos e, após saquearem o seu interior e destruírem várias imagens, atearam-lhes fogo. A Igreja da Assunção, uma das mais antigas da capital chilena, teve a agulha que rematava sua fachada completamente consumida pelo incêndio. Urros de alegria se ouviram entre os revoltosos quando ela caiu ao pavimento envolta em chamas.

Nas redes sociais circulam abundantes imagens dos autores do crime vangloriando-se de seus feitos. Nas paredes da Igreja de São Francisco de Borja foram escritos ditos blasfemos, como, por exemplo, “morte ao Nazareno”. Também pode-se ver em vídeos publicados pelos próprios profanadores o momento em que uma imagem de Nossa Senhora é derrubada do alto da fachada principal.

Houve ainda, no dia seguinte, uma tentativa de incendiar a igreja de São Francisco, na cidade de La Serena. Os criminosos quebraram portas, picharam paredes e amontoaram os bancos da igreja para atear-lhes fogo, mas foram impedidos por membros dos Carabineiros.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui