Aconteceu na Igreja e no mundo

0
213

Congregação para o Culto Divino defende retorno das Missas presenciais

Em recente missiva enviada aos presidentes das Conferências Episcopais do mundo inteiro, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos exorta ao retorno das celebrações presenciais da Santa Missa, interrompidas durante a pandemia do Covid-19.

O documento vem assinado pelo Cardeal Robert Sarah, prefeito da congregação. Nele, o purpurado afirma ser “necessário e urgente regressar à normalidade da vida cristã, que tem o edifício da Igreja como casa e a celebração da liturgia, em particular a Eucaristia, como meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força”.

Para isso, defende-se que os Bispos sejam prudentes em suas ações, porém firmes, a fim de garantir o direito dos fiéis de participar na celebração da Eucaristia. Além disso, espera-se que o Santo Sacrifício do Altar não continue a ser reduzido pelas autoridades à categoria de aglomeração, como o são as atividades de agregação recreativa.

A mensagem questiona ainda algumas indicações sanitárias que impedem a possibilidade de receber a Comunhão na boca. Segundo o Cardeal, “os fiéis têm o direito de receber o Corpo de Cristo e adorar o Senhor presente na Eucaristia nas formas previstas, sem limitações que possam até ir além do previsto pelas normas higiênicas emanadas pelas autoridades públicas ou pelos Bispos”.

Invadem a Capela do Santíssimo Cristo de Planes

Altar de São José destruído pelos vândalos

Na primeira quinzena do mês de agosto, a Capela do Santíssimo Cristo de Planes, em Alicante (Espanha), foi profanada por vândalos. Os invasores roubaram diversos objetos, alguns deles sagrados: um cálice e uma patena, as coroas das imagens de Nosso Senhor e Nossa Senhora e um punhal pertencente à imagem da Santíssima Virgem, dentre outros.

Segundo informações da Arquidiocese de Valência, além do roubo os ladrões destruíram um altar dedicado a São José, cuja imagem foi deixada sobre uma cadeira. “O pior foi o dano que causaram, mais do que o valor econômico daquilo que roubaram”, afirma o Pe. Juan Crespo, administrador da paróquia. “É um fato muito lamentável, pois a capela é ao mesmo tempo a história e o coração de Planes; aqui a devoção ao Santíssimo Cristo e tudo o que isso significa é muito profunda e a indignação, logicamente, é grande”.

Considerando os últimos trinta anos, esta é a terceira vez em que a Capela do Santíssimo Cristo de Planes sofre uma invasão desse gênero.

Imagem da Virgem é decapitada

No dia 30 de agosto, a Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano de Toronto, Canadá, notificou, através de uma postagem em sua página do facebook, que a estátua de Nossa Senhora das Graças que se encontra em frente à fachada principal do templo foi encontrada decapitada. Apesar de terem procurado a cabeça da imagem nos arredores, esta não foi encontrada.

Na mesma mensagem, os representantes da paróquia lamentam o ocorrido e relatam que este causou grande choque aos fiéis. Afirmam ainda que a polícia foi acionada e está investigando o caso, e que serão examinadas as gravações das câmeras de segurança a fim de identificar o possível agressor.

Tornado destrói igreja, mas imagens permanecem intactas

Igreja parcialmente destruída

Em Ibicaré (SC), uma igreja foi parcialmente destruída pelo tornado que acometeu a região, no dia 14 de agosto. O teto do templo desabou completamente, mas apesar disso, todas a imagens que ali estavam permaneceram intactas. Dentre estas, estão uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e outra de São José com o Menino Jesus ao colo.

As imagens permaneceram intactas

 

Profanação ao Santíssimo Sacramento

No último dia 8 de setembro, ladrões roubaram o tabernáculo da Catedral de Santa Catarina de Alexandria, localizada na cidade de St. Catharines, em Ontario (Canadá).

Um grupo de fiéis decidiu, por iniciativa própria, conduzir uma busca para encontrá-lo. Já no dia seguinte lograram recuperá-lo: foi descoberto parcialmente submergido em um canal, com as portas arrancadas. No entanto, não havia sinais do cibório, e tampouco do Santíssimo Sacramento. “Confiamos que as hóstias consagradas tenham se dissolvido naturalmente na água”, diz Margaret Jong, vice-chanceler da Diocese de St. Catharines na região de Niágara-Ontário.

As câmeras de vigilância mostram duas pessoas, aparentemente um homem e uma mulher, invadindo a igreja por volta das quatro e meia da manhã do dia 8. Em uma entrevista de rádio realizada neste mesmo dia, o Bispo da cidade, Gerald Bergie, apelou aos ladrões para não fazerem mal algum ao Santíssimo Sacramento, e implorou para que este fosse restituído à Catedral.

Monumento à Santa Cruz é inaugurado em Alagoas

No dia 24 de agosto inaugurou-se um gigantesco crucifixo construído na cidade de Taquarana (AL). O monumento é uma homenagem à Santa Cruz, a quem os habitantes da cidade têm por padroeira.

Com dezessete metros de altura, ele foi erigido na Praça Alto da Santa Cruz, próxima a uma das entradas da cidade. O Santuário da Santa Cruz publicou em seu perfil do Instagram uma mensagem afirmando que o monumento é “um grande presente, tendo em vista que em 2021 a igreja celebrará 200 anos da construção da capela, a qual passou a ser a paróquia e hoje é considerada um santuário, onde recebe pessoas de todo o Brasil e possui uma das maiores festa de Alagoas”.

Também a Diocese de Penedo, na qual está incluída a cidade de Taquarana, manifestou-se a respeito do fato, fazendo lembrar as palavras de um escritor local: “Ao logo dos duzentos anos de história do Madeiro de Cristo em terras taquaranenses muitas famílias foram educadas para entender que a Cruz simboliza as duas direções que se cruzam do mandamento do amor: o amor de Deus na direção vertical e o amor ao próximo na direção horizontal. A Cruz nos acompanha desde a mais tenra idade como forte lembrança da maior prova de amor de Deus por nós: a entrega de Seu Filho único pela vida do mundo”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui