17 de fevereiro de 2024

Sábado depois das cinzas

Memória facultativa dos Sete Santos Fundadores dos Servitas. Sete leigos florentinos retiraram-se para o Monte Senário (†1233), dedicando-se à vida contemplativa. Fundaram posteriormente a Ordem dos Servos de Maria.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 58,9b-14

Assim fala o Senhor: 9“Se destruíres teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R. 11a)

R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *escutai, pois sou pobre e infeliz! 2Protegei-me, que sou vosso amigo, †e salvai vosso servo, meu Deus, *que espera e confia em vós! R.

 3Piedade de mim, ó Senhor, *porque clamo por vós todo o dia! 4Animai e alegrai vosso servo, *pois a vós eu elevo a minh’alma. R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *sois perdão para quem vos invoca. 6Escutai, ó Senhor, minha prece, *o lamento da minha oração! R.

Evangelho: Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.


Santos em destaque

São Bonoso, Bispo (†c. 373). Sendo Bispo de Trier, Alemanha, empenhou-se, junto com Santo Hilário de Poitiers, em manter a integridade da Fé na Gália.

São Mesróbio, monge (†c. 440). Evangelizador dos armênios e discípulo de São Narsés, criou um alfabeto para ensinar ao povo a Sagrada Escritura, traduziu o Antigo e o Novo Testamento, e compôs hinos e cânticos em língua armênia.

São Flaviano, Bispo (†449). Eleito para a sede patriarcal de Constantinopla, encerrou a controvérsia provocada pelo nestorianismo e, alguns anos depois, condenou a heresia monofisista.

Santo Evermodo, Bispo (†1178). Religioso premonstratense, discípulo de São Norberto, enviado à Alemanha como missionário. Eleito Bispo de Ratzenburg, dedicou-se à evangelização dos vênedos, estabelecidos nas margens do Vístula.

Beato Lucas Bellúdi, sacerdote (†1286). Oriundo de nobre família e homem de grande cultura, fez-se religioso franciscano aos 25 anos. Foi companheiro e discípulo fiel de Santo Antônio de Pádua.

São Pedro Yu Chŏng-nyul, mártir (†1866). Pai de família que, enquanto lia de noite o Evangelho aos fiéis na casa de um catequista, foi preso e açoitado até a morte, em Pyongyang, Coreia.

Beato Antônio Leszczewicz, presbítero e mártir (†1943). Religioso da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, morto em Rzeszów, Polônia, por causa de sua fé em Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever